Palestrantes

Conheça os integrantes das mesas do BSBForense2017

Alexandre Gonçalves Barbosa de Castro

Prof. de Cirurgia Bucomaxilofacial Perito Médico Legista IML-DPT- PCDF

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia do Planalto Central (1994) e mestrado em Odontologia (Cirurgia e
Traumatologia Buco-Maxilo Facial) pela Universidade Federal de Pelotas (2000). Lecionou na Faculdade de Odontologia do Planalto Central e na Universidade Católica de Brasília. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, atuando nos principais hospitais de Brasilia, DF. Formado em Medicina na Faculdade de Medicina do Planalto Central em 2015. Perito Médico Legista do Instituto de Medicina Legal do Distrito Federal.

Aluísio Trindade Filho

Perito Médico Legista – Antropologia Forense IML- DPT-PCDF

Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Perito Médico Legista do Laboratório de Antropologia Forense do Instituto de Medicina Legal Leonídio Ribeiro, da Polícia Civil do Distrito Federal. Fundador do Laboratório de Antropologia Forense do Instituto de Medicina Legal da Polícia Civil do Distrito Federal. Especialista em Genética Humana pela Universidade de Brasília. Mestre em Genética de Populações pela Universidade de Brasília. Perito do Instituto de Pesquisa de DNA Forense da Polícia Civil do Distrito Federal, onde acumulou experiência de dez anos com genética forense, de 2000 a 2010. Presidente da Associação Brasiliense de Medicina Legal – ABrML Membro Fundador, Ex-Presidente e Coordenador da Comissão Científica da Associação Brasileira de Antropologia Forense – ABRAF

Ana Flávia de Oliveira Barros

Acadêmica de Odontologia – UnB
Pesquisadora UnB – IML-DF

É pesquisadora no projeto Reconstrução 3D da Face pelo Crânio no Laboratório de Antropologia Forense – IML- DF. Atuou como monitora na disciplina de Odontologia Forense – UnB (2015/2016).  Participou do Curso Teórico-Prático de Reconstrução Facial Forense 3D Digital- FORP-USP-FUNORP (2016).

Antônio Castelo Branco

Especialista e Mestre em Ortodontia pela SPO/SP.
Pós-graduando em Odontologia Legal pela USP/Ribeirão Preto.
MBA em Gestão Empresarial pela FGV/DF.
Bacharelando em Direito pela UNIP/DF.

Cirurgião-Dentista, Universidade de Uberaba, MG, 1989.
Tenente R2 do Exército Brasileiro, Departamento de Ortodontia da Policlínica Militar do Exército, Rio de Janeiro, RJ, 1990-1993.
Atualização em Atendimento Clínico de Pacientes Especiais, Associação Brasileira de Odontologia do Rio de Janeiro, 1991-1992.
Especialização em Odontopediatria, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 1993-1994.
Educação Continuada, Filosofia de Straight-Wire Roth, Campinas , São Paulo, ministrado pelos Professores Dr. Jorge Ayala Puente (Chile), Dra. Anka
Sapunar Papic (Chile), Dr. Ronald Roth (USA), Dr. Robert Willians (USA), 1996-1998.
Especialização em Ortodontia, Sociedade Paulista de Ortodontia, São Paulo, em 1995-1997.
Especialização em Disfunção Têmporomandibular e Dor Orofacial, Faculdade de Medicina de Petrópolis, Rio de Janeiro, 1997-1998.
MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Estratégia, Fundação Getúlio Vargas, Brasília, DF, 2011-2012.
Professor Assistente do Curso de Aperfeiçoamento e Especialização em Ortodontia da Sociedade Paulista de Ortodontia, São Paulo, por 15 anos.
Professor Coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Escola Brasilense de Odontologia, Brasília, DF.
Pós-Graduando em Odontologia Legal pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, São Paulo.
Bacharelando em Direito pela Universidade Paulista Campus Brasília-DF.

Bianca Marques Santiago

Prof. Odontologia Legal UFPB

Doutora em Ciências – Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) (2013), Mestre em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Especialista em Odontologia Legal pelo Centro Odontológico de Estudos e Pesquisas (COESP) (2009) e Especialista em Odontopediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), insituição na qual também cursou sua graduação (2000). Contribuiu como professora substituta da disiciplina de Odontopediatria da Universidade Federal da Paraíba durante o ano de 2007. Após ter sido aprovada em concurso público realizado em fevereiro de 2008, atua como Professora Adjunta das Disciplinas de Ética e Legislação Odontológica, Odontologia Legal e Metodologia Científica no curso de graduação de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UFPB.

Carlos Eduardo Palhares Machado

Perito Criminal Federal, lotado no Instituto Nacional de Criminalística (Polícia Federal); Doutor em Ciências/Medicina Legal pela FMRP/USP; Mestre em Ciências da Saúde pela UnB; Especialista em Odontologia Legal pela ABO/MG; Graduado em Odontologia pela UnB; Ex Chair do INTERPOL DVI Standing Committee e do INTERPOL DVI Working Group; Atuação, em nível de coordenação, em casos de desastres no Brasil e exterior; Palestrante Nacional e Internacional no tema Identificação de Vítimas de Desastres (DVI); Autor de capítulos de livros no campo de Ciências Forenses, Medicina e Odontologia Legal; Professor da Academia Nacional de Polícia e de cursos de pós-gradução em Odontologia Legal e Ciências Forenses; Coordenador Associado do Projeto nº 37 do Edital Ciências Forenses da CAPES (Pro-Forenses), na área de Antropologia Forense; Coordenador do Grupo Científico em Identificação Facial Forenses – FACISGroup.

Chu Em Lay Paes Leme

Perito Médico Legista MT / Autor do Livro “Medicina Legal Prática Compreensível”

Perito Médico Legista aposentado do IML-DPT-PCDF. Autor do livro “Medicina Legal Prática Compreensível”, escrito embasado na experiência alicerçada ao longo de 26 anos de exercício de atividade médico-legal e teve como objetivo transmitir essa experiência aos que se interessam por esta profissão e que ele pudesse ainda, mesmo com as suas limitações, colaborar para a redução da distância que separa a doutrina médico-legal da prática médico-legal. É um texto com viés, prático e inovador.

Diaulas Costa Ribeiro

Desembargador do TJDFT / Prof. de Direito UCB

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Distrito Federal, atual UniCEUB – Centro Universitário de Brasília (1985), Doutorado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, Lisboa (2002). Diploma de Doutor revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 11 de maio de 2004. Pós-Doutorado pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha (2004). Coordenador do Curso de Direito da Universidade Católica de Brasília, onde também é professor no Curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito. Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Ex-Procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Membro dos Conselhos Editorais das seguintes publicações: Revista Bioética (ISSN 1983-8042); Revista de Medicina e Saúde de Brasília (ISSN 2238-5339); Direito em Ação – Revista do Curso de Direito da Universidade Católica de Brasília (ISSN 1518-9562). Tem experiência acadêmica como pesquisador e professor e como Magistrado e ex-membro do Ministério Público nas áreas de Direito e Bioética, Direito Econômico, Direito Constitucional, Direito Educacional, Direitos Humanos, Direito Internacional, Direito Penal Internacional, Direito Médico e Ética Médica. Linhas de pesquisa atuais: 1) Direito, Ciências, Instituições e Desenvolvimento e 2) Direito, Desenvolvimento e Análise Econômica.

Evelyne Pessoa Soriano

Prof. Livre Docente e Coordenadora Centro de Estudos em Antropologia Forense UPE / Orientadora Mestrado NUMOL-JP-PB

Professora Associada. Livre-docente pela Universidade de Pernambuco, em 2013 (PORTARIA No 0149/2014, de 12.03.2014, D.O. Estado de Pernambuco de 20/03/2014, p. 23). Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco (1998), Graduação em Direito pela Faculdade Marista/PE (2012), Especialização em Odontologia Legal pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e Doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco (2004). Atualmente é Coordenadora do Dentro de Estudos em Antropologia Forense (CEAF) da UPE, Professora Associada e orientadora no Mestrado em Perícias Forenses da Universidade de Pernambuco e Perita Odonto-legal do Núcleo de Medicina e Odontologia Legal de João Pessoa
(NUMOL-JP), no Estado da Paraíba. Atua principalmente nos seguintes temas: Antropologia Forense, Tafonomia Forense, Desastres de Massa, Traumatologia Forense, Tanatologia Forense, Violência, Infortunística, Saúde ocupacional, Odontologia Legal e Direito.

Flávio de Barros Vidal

Prof. UnB – Ciências da Computação – Visão Computacional – Inteligência Artificial / Líder do BiTGroup

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), obteve o título de Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (2005) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (2009). Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. Com experiência na área de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica, com ênfase em Visão Computacional e Automação de Sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: visão computacional (rastreamento, análise de movimento e análise/reconhecimento facial), automação de sistemas, arquitetura de computadores e processamento digital de imagens. Dentre as diversas atividades de pesquisa é coordenador e membro fundador do Laboratório de Imagens, Sinais e Acústica (LISA) e líder do Grupo de Pesquisa em Sistemas Biométricos (BiTGroup), ambos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa Lattes.

Giovanna Bissacot

Pesquisadora Acadêmica Odontologia Forense UnB-IMLDF
Projeto 25 anos de Antropologia Forense IMLDF

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Brasília (2015). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese Dentária, Odontologia Estética e Odontologia Legal, atuando principalmente nos seguintes temas: prótese dentária, facetas e laminados cerâmicos, harmonização orofacial, identificação cadavérica, antropologia forense, odontologia, identificação humana e trauma dento-alveolar.

João Batista Rodrigues Júnior

Perito Médico Legista – Antropologia Forense – IML- BH-PCMG

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1995. Especialista em Medicina Legal e Cirurgia Geral pela Associação Médica Brasileira e Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Especialista em Medicina de Tráfego pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. Especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciências da Saúde pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Médico-legista do Instituto Médico Legal de Belo Horizonte, Minas Gerais e Cirurgião da Urgência do Hospital Municipal Odilon Behrens em Belo Horizonte, Minas Gerais.

João Costa Neto

Bacharel em Direito e Filosofia – Prof. Direito UnB

João Costa Neto é Doutor e Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB ). Doutorando em Direito Público pela Humboldt-Universität zu Berlin. Mestre em Direito Romano pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB). É Professor da Faculdade de Direito da UnB, Advogado, Parecerista e ex-Procurador Federal. Foi, durante um ano, aluno especial do Mestrado em Filosofia da Universidade de Brasília (UnB). Student Member da Society for the Promotion of Roman Studies (Fundada em 1910) e da Society for the Promotion of Hellenic Studies (Fundada em 1879). É autor do livro “Dignidade Humana na visão do Tribunal Constitucional Federal alemão, do STF e do Tribunal Europeu de Direitos Humanos” (São Paulo: Saraiva, 2014).

José Antero do Nascimento Sobrinho

Especialista em Bioética e Mestre em Filosofia – Ética – UnB
Cirurgião de Cabeça e Pescoço por mais de 30 anos

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1977).Internato médico no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE). Estágio no Departamento de Anatomia da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP – 1979-1980).
Especialização em Medicina do Trabalho pela Fundacentro (São Paulo). Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia da Cabeça e Pescoço no Hospital Heliópolis (INAMPS/SP). Título de Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela AMB e SBCCP. Titular do
Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Especialização em Bioética (1999) e Mestrado em Filosofia, na área de concentração em Ética, pela Universidade de Brasília (2005). Preceptor de Ensino de Cirurgia Geral do Hospital Regional de Sobradinho/DF (1982-2000).
Professor de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (desde 2001) e Coordenador do Programa de Monitoria em Anatomia Humana – Faculdade de Medicina da ESCS/DF. Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço no Hospital de Base de Brasília – HBDF e
Médico Otorrinolaringologista e Cirurgião de Cabeça e Pescoço do Hospital das Forças Armadas – HFA, por 30 anos. Coordenador do Departamento de Bioética da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e ex-Vice- presidente da mesma
Sociedade.Consultor da Revista Comunicação em Ciencias da Saúde (CCS – Reports in Health Science).Especialização em Dissecção Anatomica de Cabeça e Pescoço e do Sistema Nervoso Central e Coluna Vertebral, pelo Departamento de Anatomia da Faculdade
de Medicina da Universidade do

José Frank Wiedreker Marotta

Perito Médico Legista – Antropologia Forense – IML-BH-PCMG

Dr. José Frank Wiedreker Marotta foi um dos fundadores do Serviço de Antropologia do Instituto Médico Legal de Belo Horizonte na década de 80, e chegou a dirigir o referido Instituto em meados da década de 90. Atuou ainda como perito médico do INSS e como professor de Medicina Legal da Faculdade de Medicina Ciências Médicas de Minas Gerais por mais de 30 anos. Atualmente é uma referência técnica em Minas Gerais e no Brasil, como colaborador do IML-BH.

Laercio Rossetto

Delegado Chefe da 2a Delegacia de Polícia – PCDF

Graduado em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – CEUB 1992. Graduado em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – AEUDF em 1997. Pós-graduado em “Gestão Policial Judiciária” pela Faculdade Fortium-DF – 2010.
Experiência como investigador desde 1991. Profundo conhecedor das possibilidades e limitações periciais. Já trabalhou com destaque em vários inquéritos relacionados a erros profissionais médicos e odontológicos. Atualmente é Delegado-Chefe da 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte) e Professor na Academia de Polícia Civil do Distrito Federal.
Participa de diversos cursos e treinamentos internacionais, como:
Curso “Strengthening the Legal Regime for Combating Terrorism” pela UNAFEI – Tókio – Japão – 2006
Curso “Criminal Justice Education” pela Universidade da Virgínia – EUA – 2016.
Curso “Behavior-Based Investigative Strategies for Violent Crime CJ 4820” pelo FBI – Departamento de Justiça EUA – 2016.
Curso “FBI National Academy” em Virginia – EUA – 2016.

Luiz Fernando Galvão Salinas

Ex-Presidente CRMDF / 1º Secretário do CRMDF

Diplomado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense em 1970. Especialista em Clínica Médica e Infectologia.
Médico aposentado do Tribunal de Contas da União e da Secretaria de Saúde do DF. Preceptor de Ensino da Unidade de Clínica Médica do Hospital de Base do DF de 1994 a 2005. Presidente do Conselho Regional de Medicina do DF no período de 2001 a 2003.
Vice-Presidente da Associação Médica de Brasília de 1989 a 1991. Coordenador dos Cursos de Ética Médica para Médicos Residentes da Secretaria de Saúde do DF de 1994 a 2008. Editor Geral da Ética Revista, órgão de divulgação do CRM-DF de 2003 a 2008. Conselheiro Suplente do Conselho Federal de Medicina representante do DF de 2004 a 2009. Coordenador Adjunto do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria de Saúde do DF desde 1997. Atual 1o Secretário do CRMDF

Malthus Fonseca Galvão

Possui graduação em Ciências – Licenciatura Plena – Habilitação em Matemática pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1985), graduação em Odontologia pela Universidade de Brasília (1987), graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1994), graduação em Direito pela Universidade de Brasília (2006), especialização em Medicina Legal, Odontologia do Trabalho, mestrado em Odontologia Legal e Deontologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Professor na Universidade de Brasília, (Adjunto de Medicina Legal MSC 1 – D20 h medicina, direito e odontologia) e na Academia de Polícia Civil do Distrito Federal. Perito Médico Legista do Instituto de Medicina Legal do Distrito Federal (IML-DF), Ex-Chefe do Núcleo de Ensino e Pesquisa do IML-DF. Ex-Diretor do IML-DF, ex-chefe do Laboratório Experiência na área de Medicina e Odontologia, com ênfase em Medicina Legal, Odontologia Legal e Deontologia, atuando principalmente nos seguintes tema desastres de massa, antropologia forense, odontologia legal, perícia médica e odontológica, ensino a distância e programação de microprocessadores.

Manoel Eugênio dos Santos Modelli

Perito Médico Legista IML-PCDF / Prof. UNICEUB

Formou-se na Universidade de Brasília. Fez Residência Médica em Cirurgia Pediátrica no Hospital de Base do Distrito Federal. Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica. Coordenador do Programa de Residência Médica em Cirurgia Pediátrica do Hospital de Base do DF. Ex-professor da Escola Superior de Ciências da Saúde. Médico aposentado da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Perito Médico Legista do Instituto de Medicina Legal de Brasília, Mestrado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Área de Pesquisa: Morte violenta em crianças. Toxoplasmose, suicídio e acidentes de trânsito.

Marcos Paulo Machado

Perito Odonto Legista IML Oscar Freire-PCRJ. Membro do Grupo Perus.

Doutorando em Anatomia na FOP- UNICAMP, Mestre em Biologia Buco-Dental pela FOP- UNICAMP, Especialista em Odontologia Legal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialista em Dor Orofacial e Disfunção da ATM pelo CFO, Perito Legista Cirurgião-dentista do Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto, Chefe do Serviço de Antropologia Forense do Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto, Chefe do Centro de Estudos do Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto, Membro da Comissão Científica da Associação Brasileira de Antropologia Forense (ABRAF), Ex-Presidente da Associação Brasileira de Antropologia Forense (ABRAF), Membro do Grupo de Trabalho de Perus (GTP), equipe vinculada à Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, que atua na localização e identificação de possíveis desaparecidos políticos.

Marconi Dellmiro Neves da Silva

Membro Associado SBCP
Cirurgião Plástico – HRAN – SESDF

Dr Marconi Delmiro Neves da Silva . Graduação na UFPB 1991. Cirurgião geral e cirurgião Plástico. Membro especialista em cirurgia plástica pela SBCP . Membro do colégio norte americano de fissuras labio palatal . Membro da sociedade latino americana de fissuras labio palatal. Coordenador do Serviço de fissuras craniofaciais da SES DF.

Mário Marques Fernandes

Coordenador da Pós-graduação em Odontologia Legal ABORS / Odontólogo Perito do MPRS / Assistente Técnico

Graduado em Odontologia pela PUCRS (1993). Especialista em Prótese Dentária, Gestão em Saúde e Odontologia Legal. É Mestre em Odontologia Legal e Deontologia pela FOP/UNICAMP e Doutor em Odontologia Legal pela FOUSP. Se encontra cursando o Programa de Pós Doutorado na Área de Odontologia Legal da FOUSP. Atua como Professor Coordenador do Curso de Especialização em Odontologia Legal da ABORS. Ministra conteúdos de Odontologia Legal em diversos cursos de Pós-Graduação pelo Brasil, bem como a Disciplina de Ética e Legislação em cursos de Especialização em Odontologia. Exerce o cargo de Odontólogo perito em demandas ocupacionais e de Odontólogo assessor técnico em inquéritos civis no Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (desde 1999). Também atua como assistente técnico em demandas judiciais envolvendo Cirurgiões-dentistas.

Patrícia Moreira Rabello

Profa. UFPB – Odontologia Legal e Legislação Odontológica

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1988), Especialização em Odontologia Legal pelo Centro Odontológico de Est Odontologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993) e Doutorado em Odontologia em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia professora Associado II da Universidade Federal da Paraíba das disciplinas Odontologia Legal e Ética e Legislação Odontológica do Departamento de Clínica e experiência na área de Odontologia, com ênfase em
Odontologia Legal e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Violência doméstica, M Epidemiologia.

Paulo Eduardo Miamoto Dias

Prof. Odontologia Legal Faculdade São Leopoldo Mandic – Coordenador EBRAFOL

Possui doutorado em Odontologia Legal pela FO-USP (2013), mestrado em Odontologia Social pela FO-USP (2010), especialização em Odontologia Legal pela Odontologia pela FOP-Unicamp (2006). Foi estagiário do IML de Santos-SP (2008), do Serviço de Antropologia Forense e Odontologia Legal (SAFOL) do IML d de Antropologia Forense e Odontologia Legal da FO-USP (OFLAB) (2013). Foi bolsista CAPES de Doutorado Sanduíche no Laboratório de Morfologia e Antropo da Universidade Masaryk em Brno, República Tcheca (2013). É pesquisador convidado no Projeto CAPES Pró-Forenses do Edital 25/2014 “Antropologia Foren Desenvolvimento, aprimoramento e validação de metodologias e protocolos de exames em antropologia, medicina e odontologia forenses”. É Pesquisador Vo Unicamp (2017). Na Faculdade São Leopoldo Mandic (2016), atua como Professor Doutor das Disciplinas de Odontologia Legal e Anatomia na graduação, e n ênfase em Ética, Legislação e Deontologia Odontológica na pósgraduação (lato e strictu sensu). Atua como Perito Judicial na Comarca de Santos, em lides e do cirurgião-dentista. Além disso, é Coordenador da ONG sem fins lucrativos Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal (Ebrafol). Tem ex suplementar, na área de auditoria odontológica, e no assessoramento técnico-judicial de partes envolvidas em ações de responsabilidade profissional odontológica.

Paulo Ênio Garcia da Costa Filho

Perito Criminal IC-DPT-PCDF – Prof. de Odontologia Legal UCB e FACIPLAC

Graduado em Odontologia (2003), é Mestre em Bioética pela UnB e especialista em Periodontia, Bioética, Odontologia Legal e Perícia Criminal. É Perito Criminal da Polícia Civil do Distrito Federal, Chefe da Seção de Crimes Contra o Patrimônio (SCPa/IC). É também professor das disciplinas Medicina Legal e Odontologia Legal, respectivamente dos cursos de graduação em Direito e Odontologia da FACIPLAC, e professor das disciplinas Odontologia Legal e Direito Aplicado à Odontologia do curso de graduação em Odontologia da Universidade Católica de Brasília. É ainda professor de diversos cursos preparatórios para concursos e cursos de pós-graduação. É autor dos livros MEDICINA LEGAL – RESUMO E QUESTÕES COMENTADAS e MEDICINA LEGAL E CRIMINALÍSTICA, este em sua segunda edição (2015).

Rhonan Ferreira da Silva

Perito Criminal SPTC-GO – Antropologia e Odontologia Forenses / Perito Judicial TJGO / Prof. Odontologia Legal FO-UFG

Graduação em Odontologia pela FO-UFG (1994-98), mestrado em Odontologia Legal e Deontologia pela FOPUNICAMP (2004), pós-graduado em Genética pela PUC-GO (2006), especialista em Odontologia do Trabalho pela São Leopoldo Mandic (2008) e doutorado em Biologia Buco-Dental/Anatomia pela FOP-UNICAMP (2011). Professor adjunto de Odontologia Legal da FO-UFG (desde 2010). Perito Criminal Oficial da SPTC-GO (desde 2000), atualmente lotado na seção de antropologia forense e odontologia legal do IML de Goiânia (GO). Perito Judicial do TJGO (desde 2009) e do TRT18 (desde 2014), na área de Odontologia Legal. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Legal e Deontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: odontologia legal, antropologia forense, identificação humana, anatomia de cabeça e pescoço, erro odontológico e infortunística.

Ricardo César Frade Nogueira

Médico ortopedista preceptor da Residência no HRT. Perito Médico Legista Ex-Diretor do IML. Ex-Chefe do Laboratório de Antropologia Forense do IML-DF. Membro da Equipe do Laboratório de Antropologia Forense. Vasta experiência em identificação humana em desastres coletivos (Voo 1907, incêndio Supermercado Ycuá Bolanos, Desmoronamentos de encostas no RJ) e escavações arqueológicas (Guerrilha do Araguaia).

Samuel Ferreira

Perito Médico-Legista e Geneticista Forense Diretor do Instituto de Pesquisa de DNA Forense, IPDNA, da Polícia Civil do Distrito Federal, PCDF.
Coordenador Científico do Grupo de Trabalho Perus, GTP.
Representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, SENASP/MJ, no Comitê Gestor da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, RIBPG.
Professor da Academia de Polícia Civil do Distrito Federal.
Ex-Professor substituto de Medicina Legal da Universidade de Brasília.
Ex-Professor de Medicina Legal do Centro Universitário de Brasília, UniCEUB.
Ex-Presidente da Associação Brasiliense de Medicina Legal, ABrML.
Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Legal, atuando principalmente nos seguintes temas: Medicina Legal, Genética Forense, Antropologia Forense, Desastres de Massa, Identificação Humana e Direitos Humanos.

Solon Diego Santos Carvalho Mendes

Perito Criminal Oficial SPTC-GO – Antropologia e Odontologia Forenses

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (2003). Atualmente, é aluno de especialização em Perícia Criminal da UNICLASS-UNIP (início em 2009). É também perito criminal oficial – Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás desde 2004, atualmente lotado na seção de evidências diversas do Instituto de Criminalística de Goiânia. Tem experiência na área de Odontologia Forense. Participou de expedições na região do Araguaia.

Tácio Pinheiro Bezerra

Possui graduação com distinção acadêmica “Magna Cun Laude” em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (2001). Fez Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF) no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco em Recife/PE no período de 2004 a 2007. Foi aprovado na prova para obtenção do título de especialista em CTBMF realizada pelo Colégio Brasileiro de CTBMF em junho de 2007. É especialista em Odontologia Legal pela Associação Brasileira de Odontologia – Ceará (2009). É Mestre e Doutor em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará com área de atuação em Cirurgia e Traumatologia Buco-MaxiloFacial (2007 – 2012). É perito legista-odontologia da Perícia Forense do Estado do Ceará – Fortaleza/CE. É cirurgião buco-maxilo-facial do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcantara. Atualmente, é professor do curso de odontologia do Centro Universitário Unichristus (Fortaleza/Ceará) Realiza atividades profissionais nas áreas de CTBMF, Odontologia Legal, Implantodontia e Anatomia Humana.

Viviane Moura Leite

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Imaginologia e Radiologia Buco-Maxilo-Dental pela UNICAMP. Especialista em Saúde Coletiva pela UFAM. Especialista em Odontologia Legal pela UNICAMP. Atualmente é Perito Odontolegista – Secretaria de Segurança Publica do Amazonas atuando no IML de Manaus-AM. Membro e representante estadual da Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal. Atua principalmente nos seguintes temas: Saúde ocupacional, Ergonomia, Biossegurança, Radiologia Odontológica, Odontologia Legal, Perícias, Antropologia Forense e Desastres de Massa.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This